Total de visualizações de página

Seja bem vindo! ! !

terça-feira, 2 de setembro de 2008

1. TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL



PAUTA 1º ENCONTRO

Turmas 1, 2 e 3.



Dinâmica: Apresentação através de desenhos


Material: Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada participante.

Desenvolvimento:

1.Distribuiídos os materiais da dinâmica, o animador explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:

Quem sou eu?

Dispoem de 15 minutos para preparar a resposta.

2.Os participantes desenham sua resposta

3. A apresentação dos desenhos será feita em plenário ou nas respectivas equipes. O grupo procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta.

4.Avaliação da Dinâmica:

- O que aprendemos com este exercício?




Apresentação do Programa - Proinfo Integrado;

Regras e Termo de Compromisso;

Diagnostico da Turma: Conversa geral- entrega de questionário;

Tema 1 – Tecnologias no cotidiano: desafios à Inclusão Digital



Objetivos de aprendizagem desta unidade de estudo e prática:

Conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos;

Refletir sobre a utilização e a importância dos computadores e da Internet na sua vida e na educação;

Conhecer alguns recursos básicos do computador;



Atividade em grupo:

- Lançar o questionamento: o que são tecnologias? O que são mídias?

- Em grupo de 4 cursistas, debater e definir esses conceitos (registrar em cartaz os vários exemplos de mídias e tecnologias).

- Apresentar ao grande grupo, afixando os cartazes. Esse debate e ação promoverá a reflexão sobre a utilização e a importância dos computadores e da Internet na sua vida e na educação;



Vídeo: Historia do Computador;



Apresentação: Iniciando – link web;



Conhecendo o computador: Que máquina é essa?

Reflexão: Que coisas vc vê? Imagine quais são as suas funções. Que coisas podem ser feitas num computador? O que você gostaria de fazer num computador? O computador pode contribuir para melhorar os processos de ensino aprendizagem? Como utilizá-lo para esse fim?

- Registrar em folha .

Observar e questionar sobre as partes físicas que compõem o computador e os principais periféricos – esses componentes são chamados de hardware.

Ao ser ligado o Sistema Operacional entra em funcionamento permitindo a

operacionalização – o SO é o principal programa do computador – software.



Apresentação Sistema Operacional: Diferenciação entre Windons e Linux;

Existem vários SO, windows produzido pela Microsoft, Mac OS, produzido pela Apple, Unix e Linux. Os laboratórios montados pelo Proinfo adotam o software livre e utilizam SO Linux Educacional, desenvolvido especialmente para uso de professores, gestores e alunos da rede pública de ensino.

Outros ícones na barra de atalhos (rodapé).



Ligando o computador:

-Estabilizador - botão liga/desliga no gabinete e monitor.

-Para utilizar o computador no laboratório preencha login e senha.

-Observe a tela do computador – área de trabalho – ícones



Mouse:

Como usar –para que serve – tipos de cliques e funções dos botões.

Refletir sobre gêneros textuais e o computador.

O uso da língua oral e escrita possibilita construir várias formas de se comunicar de acordo com as mais diversas situações, o que constituem os gêneros textuais.

Listar alguns tipos de textos: descritivos – narrativos – informativos podem ser orais, como telefonema, cantiga de ninar ou escritos como propaganda – notícia de jornal – carta pessoal – carta comercial – bilhete - conto – bula de remédios – documentário .

Quais os elementos que costumam estar presentes nos textos escritos?Titulo – autoria – parágrafo – letras – sílabas – acentuação – pontuação – ilustrações – tabelas... e na organização do texto, como introdução, desenvolvimento e conclusão. Será que existe alguma semelhança entre escrever no papel e na tela do computador? Então, como digitar? Como formatar nossos textos?


Atividade de elaboração

Aproveitar a idéia do texto já elaborado, planejar o tipo de texto que vai usar, reorganizar o texto conforme as características e digitar no programa word.

Criar pasta e salvar arquivo:

Atividade de elaboração

Seleciona a pasta na barra de atalho ou no ícone Home de Usuários – escolha a opção Editar – Criar Novo e Pasta – nomear a Pasta e ok.

Iniciando o uso do editor de texto Word

Iniciar -

Observar itens e ferramentas constantes na página: Barra de título – Barra de comando – Barra de ferramentas – Barra de formatação – Área de trabalho.

Atividade de elaboração 4: digitar o texto.

Guardar o texto digitado:

Arquivo ma barra de comandos – tipo de arquivo – selecionar o tipo de arquivo – salvar.

Editando o texto digitado:

Seleção com o mouse (duplo clique com o mouse).

Na barra de comando: Editar – selecionar tudo.

Modificar: Fonte: tamanho – tipo – modo

Efeitos: tachado – sublinhado

Posição:

Plano de fundo do parágrafo

Alinhamento

ATIVIDADE A DISTANCIA:

Elaborar um texto contendo reflexões sobre o papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares.

Como a informática pode modificara sua vida profissional e pessoal?

Trazer uma atividade para ser utilizada no word!



Socialização;



Fechamento- O que é virtual?

O que é virtual?



- Entro apressada e com muita fome na confeitaria. Escolho uma mesa bem afastada do movimento, pois quero aproveitar a folga para comer e passar um e-mail urgente para meu editor.

Peço uma porção de fritas, um sanduíche de rosbife e um suco de laranja.

Abro o lap-top. Levo um susto com aquela voz baixinha atrás de mim.

- Tia, dá um trocado?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro um para você.

- Minha caixa de entrada está lotada de e-mails. Fico distraída vendo as poesias, as formatações lindas. Ah! Essa música me leva a Londres.

- Tia, pede para colocar margarina e queijo também.

Percebo que o menino tinha ficado ali.

- Ok. Vou pedir, mas depois me deixa trabalhar, estou ocupadíssima.

Chega minha refeição e junto com ela meu constrangimento.
Faço o pedido do guri, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir "a luta ".
Meus resquícios de consciência, me impedem de dizer.
Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pedido do menino.

- Tia, você tem Internet?
- Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.
- O que é Internet?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar. Tem de tudo no um mundo virtual.

- E o que é virtual?

Resolvo dar uma explicação simplificada, na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha deliciosa refeição, sem culpas.

- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse.

- Legal isso. Adoro!
- Menino, você entendeu que é virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Nossa! Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse jeito ....Virtual.

- Minha mãe trabalha, fica o dia todo fora, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico cuidando do meu irmão pequeno que chora de fome e eu dou água para ele imaginar que é sopa, minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo pois ela sempre volta com o corpo, meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, ceia de natal e eu indo ao colégio para virar médico um dia. Isso é virtual não é tia???

- Fechei meu lap top, não antes que lágrimas caíssem sobre o teclado. Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e não percebemos!!!



Curso Proinfo- Introdução à Educação Digital – Setembro 2008



Milena

História do computador em minutos